Qual foi a última vez que você parou tudo que estava fazendo pra ouvir música? 

Acredito que pra maioria de nós, a resposta passa por um caminho semelhante - "já faz tanto tempo...", ou "nem me lembro mais...". São tantas coisas a fazer, tanta coisa importante e inútil pra ver e viver que, a não ser quando se vai a um espetáculo (show, praça, ou teatro), esta tem sido uma prática cada vez mais rara no nosso cotidiano. 

A cada semana aqui no poucanota, trarei uma sugestão / desafio nesse sentido. Hoje quero dividir com vocês umas das músicas mais lindas que já ouvi - "Paraíso" - de Moacir Santos. Meu convite é que você separe apenas 4 minutos e 42 segundos para ouvir. Vale a pena usar um fone de ouvido, qualquer um, não precisa ser um de excelente qualidade. É apenas pra que você crie um ambiente mais íntimo com o que ouve, tirando tudo, ou boa parte daquilo que não interessa.

Paraíso é faixa de nº3 do último disco que contou com a participação de Moacir Santos, chamado "Choros & Alegria". O disco foi lançado em 2005 pela Biscoito Fino, com produção de Mário Adnet e Zé Nogueira, e nele estão presentes músicas do início da carreira do maestro pernambucano que faleceu no ano seguinte após completar 80 anos.

Já conhecia o disco "Coisas" de 1965 e "Ouro Negro" que também são maravilhas, mas já havia tempos que não visitava a obra de Moacir. "Choros & Alegria" chegou até mim quase que por acaso e logo na primeira audição fui arrebatado pela beleza das composições e arranjos, sobretudo por "Paraíso", a minha favorita.  

O disco iria se chamar "Choros Negros", mas Moacir Santos não estava muito satisfeito com esse nome, pois queria algo que remetesse mais à paixão e à ideia das serenatas, e não à ideia de lamento. Foi dormir com o pensamento de achar uma solução e depois de um sonho chegou a "Choros & Alegria" que, assim como o nome escolhido para a nossa faixa, é mais um gol de placa do maestro!

Se essa coisa de paraíso existir mesmo, e se lá toca uma música quando a gente chega, na minha cabeça só pode ser essa!

Divirta-se!




Se gostou ou se tiver outra sugestão coloque aqui!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário